top of page
  • Amália Machado

3 dicas para você melhorar sua escrita científica

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Melhorar a escrita do seu trabalho científico é muito simples. Se você quer garantir uns pontos a mais na sua tese ou dissertação, ou quer aumentar as chances de publicar seu artigo científico, veja essas dicas que vão te ajudar a melhorar a escrita científica.

A escrita de um trabalho acadêmico é estruturada. Se você seguir os padrões dessa estrutura, verá que é muito fácil produzir textos de qualidade. Por isso, neste post, quero te apresentar 3 dicas que podem facilitar a sua escrita.

Tem vários vídeos no nosso canal do YouTube falando sobre escrita científica. Separei um especial falando sobre como escrever seu artigo científico:



Você já esteve na situação onde sua escrita não fluía mais porque você já não sabia mais que palavras utilizar?

Isso é muito comum acontecer, principalmente quando estamos escrevendo durante muito tempo e com prazos apertados.

O que fazer nessas horas, Amália?

Aqui na Acadêmica, nós usamos 3 recursos tecnológicos que nos ajudam na hora de escrever e corrigir nossas produções científicas:

Ferramenta Sinônimos para ajudar na escrita científica

A primeira ferramenta é o dicionário de sinônimos. Evitar usar palavras repetidamente no texto pode ser desafiador. Por outro lado, um texto bem escrito é um indicador de um texto bem escrito.


Se você tem dificuldade de achar palavras adequadas para o seu texto, vale a pena conferir o site https://www.sinonimos.com.br.


Também vale ressaltar que o texto científico não é para ser bonito, mas para ser científico. Portanto, os conceitos sempre devem ser utilizados com a nomenclatura correta, evitando usar abreviações. Também é muito importante NÃO SUBSTITUIR CONCEITOS POR SINÔNIMOS, pois isso pode mudar o entendimento do que está sendo dito.


Ferramenta Dicio para ajudar na escrita científica

O dicionário online Dicio nos ajuda a ter certeza do significado daquelas palavras que ficamos na dúvida na hora de usar. O texto científico não pode dar espaço para ambiguidades e, por isso, precisamos estar atentos para os significados das palavras que estamos usando, principalmente quando são conceitos importantes da pesquisa.


Durante a escrita, vale a pena ter o dicionário aberto no navegador para consultar e tirar as dúvidas: https://www.dicio.com.br.


Ferramenta Grammarly para ajudar na escrita científica em inglês

E se eu estou escrevendo em inglês, Amália?

Eu gosto muito de usar o Grammarly. Esse é um aplicativo que é instalado dentro do Microsoft Word e faz a correção ortográfica e gramatical dos seus textos em inglês. A vantagem do Grammarly é a forma como ele te sugere alterações de texto, que garantem uma escrita em inglês mais correta.

Até o presente momento, o Grammarly possui um plano livre para testes, que ajuda muito 💪 Há também uma versão premium, que possui outras funcionalidades.

Para conhecer mais sobre o Grammarly, você pode acessar https://www.grammarly.com/


Espero que tenha gostado do post e que ele te ajude a melhorar ainda mais a sua escrita científica.

Um abraço,

Amália da Acadêmica

Comments


bottom of page