Por que você deve ter uma cópia de segurança
Sim, você precisa ter seus arquivos salvos em diversos lugares para evitar ter que reescrever aquele capítulo inteiro que você perdeu por causa de um erro no seu computador.
No post de hoje, quero trazer algumas dicas de serviços de nuvem que podem te ajudar a manter seus arquivos a salvo e que não custam nada.
Mas antes disso, fizemos um vídeo no nosso canal do YouTube falando sobre esse assunto. Corre lá e confere, é só clicar na imagem.
Por que é importante salvar uma cópia dos seus arquivos constantemente?
Se você nunca passou por isso, você não sabe a dor de ter escrito várias páginas em um dia de muita inspiração, próximo do prazo final e, ao salvar o seu arquivo, ele ficar corrompido. Quando isso acontece, tendemos a ficar muito chateados, afinal, não vamos mais lembrar todas as belas frases que escrevemos naquele momento de inspiração.
Arquivos corrompidos acontecem mais frequentemente do que você pensa. Eu chamo isso de mistérios da computação que nunca vamos saber explicar. Você salvou tudo de forma correta, porém o seu arquivo não abre mais...
E quando você salva seus arquivos, porém seu computador dá problema (queima, não liga mais, não inicia mais)? Isso também afeta muito nossa produtividade.
Nós, pesquisadores, precisamos ter muito zelo por nossa produção científica, por isso, sempre que atendemos algum cliente, recomendamos que o mesmo salve uma nova cópia do seu trabalho a cada um dia ou dois. Salvar versões datadas fará que você perca pouco trabalho caso algo inesperado aconteça.
Outro ponto que você como pesquisador deve levar em conta é que todas as evidências da sua pesquisa devem ser guardadas por um período não inferior a 5 anos. Segundo as normas éticas da pesquisa, você deve manter registro de tudo o que fez por esse período.
Serviços de Nuvem
Tá Felipe, mas e se o meu computador estragar? Como eu faço?
Aqui vão as dicas dos serviços de nuvem que você pode e deve usar!
Se você tem uma conta de e-mail, muito provavelmente ela já te disponibiliza um local de armazenamento gratuito de alguns Gigabytes (os famosos Drives). Isso é o suficiente para você salvar seus arquivos de escrita.
Tá, Felipe, e eu vou ter que toda vez entrar no navegador, acessar o drive específico e baixar o arquivo?
Não! E é aqui que mora uma maravilha tecnológica. Geralmente esses serviços de nuvem disponibilizam uma aplicação que você pode instalar no seu computador e que fará a integração entre o serviço e o seu computador. Dessa forma, você apenas precisará salvar seus documentos em uma pasta específica e tudo será, automaticamente, salvo na nuvem.
Os principais serviços disponíveis hoje em dia são:
Google Drive: https://www.google.com/intl/en/drive/
Microsoft Onedrive: https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/onedrive/online-cloud-storage
Dropbox: https://www.dropbox.com/basic
Você também pode consultar se sua instituição de ensino fornece algum serviço de e-mail estudantil que tenha espaço de armazenamento. Normalmente os alunos possuem acesso a espaços maiores do que o das contas gratuitas.
Conclusão
Você realmente precisa ter tudo salvo na nuvem?
A resposta é Sim. Não só pela segurança dos seus arquivos, mas pela praticidade de ter acesso a todos eles em qualquer computador e em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Se você usa um computador na sua instituição de ensino, é mais importante ainda, pois pendrives podem sofrer danos e você pode perder todo o seu trabalho.
Esses serviços são seguros? Será que alguém pode roubar a minha pesquisa e publicar antes de mim?
Esses serviços são muito seguros, contanto que você tenha uma senha segura e nunca deixe o serviço aberto em um computador que não seja o seu. Sem a sua senha, ninguém acessará seus dados.
Espero que tenha gostado do post e espero te encontrar em outros posts aqui do blog.
Um abraço,
Felipe.