top of page
  • Amália Machado

Google Acadêmico no mestrado ou doutorado – Como usar?

Você já deve ter se perguntado se pode ou não utilizar o Google Acadêmico (Google Scholar) para buscar artigos científicos e se isso compromete a sua revisão de literatura ou sua pesquisa científica. Essa questão sempre deixa dúvidas nos(as) mestrandos(as) e doutorandos(as). Por isso, trouxe esse assunto no post de hoje.

Aproveita e dá uma olhada no vídeo lá no nosso canal no YouTube sobre o uso do Google Acadêmico:


Posso usar o Google Acadêmico para fazer minha revisão de literatura no mestrado ou doutorado?


Constantemente recebo essa pergunta: Amália, posso usar o Google Acadêmico como uma das bases de dados para buscar artigos científicos para a revisão de literatura da minha dissertação ou tese?

Minha resposta é: Depende!

Vamos analisar os fatos. Você vai fazer uma revisão sistemática de artigos científicos em uma área com muitas publicações. Se você fizer uma busca em uma base de dados científica (Scopus, Web of Science, etc), você encontrará um número muito grande de artigos publicados em revistas científicas com fator de impacto médio e alto e revisados por pares.


Se você fizer a mesma busca no Google Acadêmico, você encontrará 100 vezes mais resultados de artigos científicos. Porém, no meio dos artigos científicos revisados por pares, você encontrará também livros, artigos publicados em congressos e eventos, artigos publicados em revistas que não são tão científicas assim (chamadas revistas predatórias), artigos de natureza duvidosa e muitos outros trabalhos publicados por conta e risco do(a) autor(a).


Por isso, o Google Acadêmico não necessariamente será uma uma boa escolha no momento da sua revisão de literatura, pois você terá muito trabalho para refinar e filtrar os resultados. Lembre-se! Na revisão de literatura, quantidade não quer dizer qualidade!!!


Quando usar o Google Acadêmico no mestrado ou doutorado?

Importante lembrar que você deve evitar, ao máximo, utilizar artigos científicos que não são revisados por pares na sua revisão de literatura da dissertação ou tese. Isso principalmente em partes que necessitam de um suporte com maior credibilidade, como por exemplo a definição de um conceito ou a justificativa da sua pesquisa. Utilizar artigos científicos que não foram revisados por pares poderá deixar sua pesquisa mais frágil.

Mas Amália, eu não estou fazendo uma revisão sistemática para a minha dissertação ou tese. Eu apenas quero encontrar artigos científicos que me expliquem um conceito...

Aqui temos um cenário diferente. Se você está buscando definição de conceitos, está fazendo a revisão de literatura da sua dissertação ou tese de forma mais livre, de forma mais inicial, tentando entender o que está sendo estudado sobre um tema, você pode começar essa busca de artigos científicos de forma mais ampla, utilizando o Google Acadêmico.

Contudo, vale lembrar que você ainda terá que selecionar os resultados obtidos, pois muitos resultados que aparecem podem não ser cientificamente válidos para a sua pesquisa.

O Google Acadêmico é muito útil, também, quando queremos procurar artigos científicos ou trabalhos acadêmicos específicos, como teses, dissertações, artigos de congresso ou artigos publicados em periódicos que já sabemos algumas informações (título, autores, ano).

Uma busca no Google Acadêmico com algumas palavras-chave será o suficiente para você encontrar o artigo científico que tem em mente e que você perdeu no meio das suas leituras.

Outra funcionalidade muito legal do Google Acadêmico é a geração automática de referências. Ao clicar nas aspas do resultado, você terá várias opções de estilos de formatação com as informações da referência. Lembre-se de sempre revisar as informações, pois é possível que tenha pequenos erros.

Espero que tenha gostado do post e espero te encontrar em outros posts aqui do blog.

Um abraço,

Amália da Acadêmica

bottom of page