top of page
  • Amália Machado

Referencial teórico: Como organizar e escrever?

Está se questionando o que é um referencial teórico? Como fazer esse tal de referencial? O que deve ser escrito? Como estruturar o referencial teórico para a dissertação, tese ou artigo científico?



Então hoje quero contar para você o que é o referencial teórico e apresentar 4 formas de estrutura da escrita que vão te fazer se sair muito bem na sua pesquisa científica! 😍


Este conteúdo também está disponível no nosso canal do YouTube! 🎥

Clique na imagem para ver o vídeo


O referencial teórico é uma das partes mais importantes de qualquer tipo de pesquisa, seja uma dissertação, uma tese, um TCC, um artigo científico ou mesmo o seu projeto de pesquisa.


O referencial teórico é um texto estruturado, apresentando o que já foi publicado até o momento com relação ao seu tema de pesquisa, mas principalmente como a teoria entende os conceitos que você irá investigar para responder seu problema de pesquisa.


No capítulo de referencial teórico, você deve apresentar os principais conceitos presentes no seu problema de pesquisa e discuti-los seguindo uma lógica de argumentação que faça sentido para o(a) leitor(a). O importante é que, ao final, quem ler o seu texto consiga entender quais são as definições dos conceitos da sua pesquisa e, principalmente, qual é a definição que você vai utilizar na sua pesquisa.


Para isso, o referencial teórico será escrito com base em uma revisão de literatura. Não existe um tipo certo de revisão para fazer, mas é necessário seguir alguma lógica para garantir que a revisão tenha validade científica.


Para saber mais sobre revisões de literatura, acesse os posts que falamos de revisão sistemática e revisão integrativa!


Estruturando o seu referencial teórico


Antes de tudo, é importante que você já tenha o seu problema de pesquisa e que já tenha lido sobre os conceitos que o compõem. Você conseguiria escrever uma resenha de uma série do Netflix só tendo assistido o primeiro episódio? Claro que não! Aqui é a mesma coisa, você só consegue escrever sobre um conceito depois de ter lido os artigos científicos sobre aquele assunto.


Dentre as diversas possibilidades de estrutura do capítulo de referencial teórico da sua dissertação ou tese, vou citar 4 formas:


Estrutura cronológica

Estruture a escrita do seu capítulo por ordem cronológica das publicações. Essa organização depende do ano da publicação dos artigos que vão compor seu referencial teórico. Comece apresentando as publicações mais antigas e, a partir daí, vá contando a história do desenvolvimento do conceito, citando os trabalhos até chegar aos mais recentes. Dessa forma, você situa o(a) leitor(a) de como determinada área ou tema sofreu modificações e o que ainda falta ser estudado ou desenvolvido. Cuidados com a cronologia devem ser tomados, pois muitas vezes não fica clara a relação temporal entre os artigos, o que pode tornar o texto muito confuso para quem vai ler.


Lembre-se: Não adianta contar apenas o que cada autor(a) escreveu sobre o tema. É preciso explicar como isso é importante, como se relaciona com as outras publicações e qual é a contribuição deste estudo na sua pesquisa.


Estrutura baseada em conceitos

Outra forma de estruturar o capítulo do referencial teórico é discutindo cada um dos conceitos principais da sua pesquisa em subcapítulos. Você pode escrever alguns parágrafos para cada conceito, explicando suas origens, seu significado, suas aplicações e os estudos mais recentes. O importante é que, ao final, haja um subcapítulo destinado a unificar todos os conceitos, relacionando-os com a sua pesquisa.


Estrutura baseada em modelos

Você também pode apresentar o seu referencial mostrando e apresentando os principais modelos que encontrou na leitura dos artigos científicos. Essa forma de organização fará mais sentido quando a sua pesquisa tiver a intenção de analisar, comparar ou escolher modelos teóricos. Também é indicada para pesquisas que adotam uma abordagem quantitativa, pois irá ajudar a entender as variáveis e as relações, contribuindo para a proposição de hipóteses. Aqui, é importante que você não saia muito do assunto principal do seu trabalho. Sempre aborde as relações dos modelos identificados com o que você está pesquisando.


Estrutura baseada em métodos

Caso seja pertinente para a sua pesquisa, você pode organizar o capítulo de referencial teórico de acordo com os diferentes métodos que foram utilizados nas pesquisas anteriores para investigar o fenômeno. Artigos de revisão, artigos de experimento, pesquisas qualitativas, pesquisas quantitativas, entre outros. Organize o texto e agrupe os estudos por método, apresentando as relações entre as pesquisas que adotam a mesma abordagem e o estudo que você pretende fazer.

 

Lembre-se sempre que essas organizações têm que fazer sentido com o que você propôs no seu problema de pesquisa.


Como vimos, o referencial teórico não é um bicho de sete cabeças. Ele apenas requer de você um pouco de dedicação em encontrar os artigos científicos relacionados ao seu tema e problema, ler esses artigos científicos e identificar a melhor forma de estruturação dos argumentos.


Espero que você tenha gostado deste post e que ele te ajude a organizar o seu referencial teórico.


Um abraço,

Amália da Acadêmica

bottom of page