top of page
  • Amália Machado

Resumo – O que é e como fazer?

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Olá acadêmico(a), tudo bem? Bom ver você por aqui 😊

Hoje quero falar um pouco sobre o resumo. Essa parte tão importante de qualquer trabalho acadêmico pode ser um calcanhar de Aquiles da sua pesquisa.

O resumo é onde você vai prender a atenção do seu leitor, aquela pessoa que está propensa a ler a sua dissertação, sua tese, seu TCC ou seu artigo científico. Você, quando vai fazer uma revisão de literatura, provavelmente busca os termos pretendidos no título, no RESUMO e nas palavras-chave, não é? As outras pessoas também fazem o mesmo e um resumo adequado vai aumentar consideravelmente a probabilidade de as pessoas lerem seu texto.

Viu, todos queremos bons resumos 😉

Neste vídeo no nosso canal no Youtube, eu falo mais especificamente sobre a importância de escolher as palavras corretas para o resumo de seu trabalho 👇



Mas como escrever um bom resumo para a dissertação, a tese, o TCC ou o artigo científico?


Tipos de resumo

Existem, basicamente, dois tipos de resumo. O resumo simples e o resumo expandido. Cada um possui uma finalidade específica.

Atenção!! Resumos não são resenhas. Neste ResearchCast, eu explico melhor o que é uma resenha crítica (clique aqui para assistir).


O resumo simples é a sintetização dos dados de um trabalho e, normalmente, é utilizado no começo da publicação como forma de dar um panorama geral ao possível leitor.


De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2021, p. 1), o resumo é


"apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento".

Esse resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Para trabalhos acadêmicos, como dissertações, teses e TCCs, a ABNT (2021) indica que o resumo deve ter entre 150 e 500 palavras. Para artigos científicos, o resumo deve ter entre 100 e 250 palavras.


O resumo expandido é uma forma de apresentação de um trabalho científico com mais detalhes. Normalmente, esse tipo de resumo é utilizado na pré-submissão de trabalhos a revistas ou a congressos. A partir de um resumo expandido, o editor da revista científica ou a pessoa responsável pela avaliação dos trabalhos no congresso é capaz de dizer se sua pesquisa é ou não adequada para publicação ou apresentação.

Normalmente, um resumo expandido não impede os(as) autores(as) de submeter o artigo completo caso seja aceito em uma outra revista.

Regras para o resumo

Aqui, algumas dicas para construir o resumo simples:

  • Nunca exceda o número máximo de palavras ou caracteres solicitados pela revista científica que você vai submeter ou pelas regras de estilo de formatação seguidas pela sua instituição de ensino.

  • Não faça citações no resumo.

  • Apresente, de forma clara, o tema e o contexto da sua pesquisa.

  • Apresente o objetivo e o método utilizado na sua pesquisa.

  • Apresente os principais resultados da sua pesquisa.

Para fazer o resumo expandido, siga essas dicas:

  • Nunca exceda o número máximo de palavras ou caracteres solicitados pela revista científica ou pelo evento científico que você vai submeter.

  • Use o resumo simples como ponto de partida para construir o seu resumo expandido.

  • Aqui você poderá desenvolver mais o texto de cada uma das partes de seu trabalho (problema, revisão de literatura, método, resultados, discussões, considerações finais).

  • Aqui você pode explorar um pouco as contribuições práticas e teóricas da sua pesquisa.

Estrutura básica do resumo

No resumo simples, normalmente é exigido que o(a) autor(a) escreva um parágrafo único, contendo o número especificado de palavras e as informações relevantes da pesquisa.

Dessa forma, você precisa ter em mente que deve sintetizar as principais etapas do seu trabalho em frases. Mas como fazer isso? Bom, aqui vão algumas dicas:

  1. Escreva uma frase que delimite o tema da sua pesquisa.

  2. A segunda frase vai especificar o contexto e o problema de pesquisa.

  3. A terceira frase vai ser a justificativa da sua pesquisa.

  4. A quarta frase vai ser a apresentação dos conceitos que você utiliza.

  5. A quinta frase vai descrever o método e as técnicas de coleta e análise de dados.

  6. A sexta frase vai explicar os principais resultados da sua pesquisa.

  7. A última frase apresenta as principais contribuições da sua pesquisa.

Essa estrutura vai garantir que todas as principais informações do seu trabalho sejam contempladas no resumo.

Mas e o resumo expandido?

O resumo expandido vai ter um limite de palavras maior, de acordo com as exigências da revista científica ou das regras do evento que você irá submeter.

Neste tipo de resumo, você vai apresentar as mesmas informações destacadas para o resumo simples. No entanto, você pode usar um parágrafo ou mais para pontos importantes como a apresentação de conceitos e os resultados.

Cabe lembrar que, no resumo expandido, você pode citar outros trabalhos e apresentar uma lista de referências ao final.

O resumo expandido pode, ainda, ser dividido em tópicos com títulos e subtítulos, sempre lembrando que você deve seguir o que é proposto nas diretrizes para autores do local de submissão.

Espero que você tenha gostado desse post e que ele te ajude a melhor estruturar o seu resumo.

Um abraço,

Amália da Acadêmica


 

Referência:

ABNT. Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

Comments


bottom of page