top of page
  • Amália Machado

Pesquisa exploratória: O que é a pesquisa com este propósito?

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Você está começando uma pesquisa ou está conduzindo sua coleta de dados, mas não sabe como classificar sua pesquisa de acordo com o propósito dela?


As pesquisas podem ser classificadas de acordo com o seu propósito de três formas:

  • Pesquisas exploratórias

  • Pesquisas descritivas

  • Pesquisas explicativas

Neste post, você vai conhecer a pesquisa do tipo exploratória, o que é e quais são suas características, para você identificar se é o tipo adequado para a pesquisa que está conduzindo no mestrado, doutorado ou para o artigo científico que quer submeter.


Dá uma olhada no vídeo lá no nosso canal no YouTube sobre esse tipo de pesquisa:


O que é pesquisa exploratória?

Esse tipo de pesquisa visa explorar algo e envolve algo que ainda não é muito conhecido ou investigado. Por isso, as pesquisas exploratórias adotam uma abordagem qualitativa como método, para entender o fenômeno em profundidade. Confira aqui o que é uma pesquisa qualitativa.


De acordo com Gil (2017), as pesquisas exploratórias tendem a ser mais flexíveis em seu planejamento, pois pretendem observar e compreender os mais variados aspectos relativos ao fenômeno estudado pelo(a) pesquisador(a).


Por que usar o método qualitativo na pesquisa exploratória?

O propósito da pesquisa do tipo exploratória é investigar um fenômeno ainda pouco explorado ou muito recente. Nestas situações, geralmente não há dados disponíveis ou as informações não são suficientes para poder testar hipóteses ou fazer uma pesquisa do tipo levantamento.

O principal objetivo de qualquer pesquisa qualitativa é entender o fenômeno em profundidade, que é exatamente o propósito da pesquisa do tipo exploratória 😉 Geralmente, a pesquisa exploratória vai apresentar, com base nos resultados obtidos, hipóteses ou proposições para que sejam investigadas (e testadas) por futuras pesquisas.

Fique tranquilo(a) com isso, pois isso já é muita coisa para entregar! Não tem necessidade de também fazer uma etapa descritiva ou explicativa, como vemos muitas pessoas dizendo por aí.

Você está indo a campo estudar um fenômeno com poucas informações obtidas na literatura, vai coletar e analisar dados para entender o fenômeno em profundidade e vai apresentar hipóteses que podem ser testadas ou proposições que podem ser investigadas em futuras pesquisas.


Como fazer a pesquisa exploratória?

Para conduzir qualquer pesquisa com abordagem qualitativa, é necessário adotar técnicas de coleta e análise de dados qualitativos. As técnicas de coleta de dados para este tipo de pesquisa podem ser: entrevistas, grupos focais, observação participante ou não participante, entre outras. Para a técnica para analisar os dados coletados, você pode escolher uma que tenha a ver com o seu problema de pesquisa. A técnica Análise de Conteúdo é uma das técnicas mais conhecida na maior parte das áreas de conhecimento.

Espero que tenha gostado do post! Nos vemos em outros posts aqui do blog.

Um abraço,

Amália da Acadêmica


 

📌 Referência

GIL, C. A. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.



Curso online Análise de Conteúdo

Aprenda a aplicar a técnica de Análise de Conteúdo para análise em pesquisas qualitativas, seguindo as diretrizes de Bardin. Este curso online fornece uma compreensão prática e sólida do método, com foco na aplicação real. Aprimore suas habilidades de análise e enriqueça suas pesquisas qualitativas.

Acesse www.analisedeconteudo.com.br e comece hoje mesmo!


Commentaires


bottom of page